quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Adicionar legenda


Os ombros suportam o mundo
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

(Carlos Drummond de Andrade) 


     Hoje queria que o mundo fosse mera lembrança, que os afagos fossem gratuitos, que o amor fosse mesmo contagiante, que a coragem existisse sem pedidos, que os perigos fossem pequenos e enxergáveis... Hoje sinto como se meus ombros suportassem o mundo... E isso faz com que me resulte em coragem, desfaça esse tormento, essas exigências... Digo que não há mais tempo pra pensar... Seja o que for... apenas peço teu ombro, teu abraço e não digas nada, deixe apenas que durma e espere um novo amanhã.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010




Doçura nos olhos, palavras suaves... Não existe conto de fadas para os professores, ser professor não é fácil, mas toda profissão requer dedicação e força de vontade... Ser professor vai além disso. É chegar cansado e se alegrar com o sorriso de uma criança, receber uma flor, um abraço... Ser pai, mãe daqueles pequeninos, e nem imaginar que você é um ídolo pra ele... E como responsáveis, às vezes temos que ser sérios, mas também temos que sorrir, contar uma boa história, ter paciência, ensinar com amor, porque aquele pequenino aprenderá com você o que levará por toda vida...

Só sabe o que é ser professor quem sente, quem se faz "fígado e coração" para que ao fim da aula saiba que houve compreensão do assunto. Ser professor é ser capaz de criar, de sair da mesmice e propor projetos, incentivar o aluno a uma leitura prazerosa, a facilitar a aprendizagem desse aluno, não digo de "mão beijada", e sim com dicas, pistas para que esse aluno sinta vontade de estudar...

Ser professor é amar, é sentir falta das histórias engraçadas que os alunos contam, do agito na hora do intervalo, e até das birras e das rebeldias dos alunos... porque depois é tudo alegria, lembra do que você fazia em sala de aula, dos bilhetes, e das flores que arrancava pelo caminho para dar a professora? shuahsu... Eu guardo todo dia uma, as cartinhas... encho-me de alegria com os presentes singelos e de coração que meus pequeninos me dão...sei que é de coração, é verdadeiro...

A todos àqueles que você ouvir falar:" _ Vai ser professor mesmo?" Diga que ser professor não é dom, é algo precioso que se aprende todos os dias, é ser criança em dia de festa na escola, dar voz àqueles que estão começando a falar as primeiras palavrinhas. E se você é professor de ensino médio, responda que seus alunos são o futuro que você ajudou a construir.

Meus queridos, ser professor é saber amar a arte de ensinar. Para todo alguém sempre existirá a lembrança de um grande mestre.

Um grande Abraço e Parabéns Professores!


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

...♫Não se iluda que nada muda se você não mudar...♫

Tenha coragem, mude! Encontre-se.

É como sentir a brisa da janela do quarto, tão perto, tão fácil, tão esperado...

Sonhar literalmente em voos prováveis, não tem nem motivo pra cansar-se, nem fôlego para um recomeço... Não arriscar-se é como ser ladrão de desejos alheios, é perder-se em devaneios inimigos e esquecer de si e viver em razão do outro. Gosto de riscos, de surpresas, até mesmo de surpresas ruins, que do gosto amargo faço o bombons mais perfeito. Quando falo de sonhos, finco meus pés no chão, deixo que a areia movediça sufoque meus pés... esteja preparado para os obstáculos, sonhar não é fácil como todos dizem... E no fim será perceptível a exigência de mudança... Se não vier ateada em bandeiras de paz com certeza virá numa encurralada.

Ilude-se quem acredita que tudo continua o mesmo, toda reação é culpa de alguma mudança, seja ela boa ou ruim. Se esteja preparado ou não. Se tenha coragem ou não... Quem dera que a brisa da janela do meu quarto levasse meus cabelos toda manhã. Não. Tudo é renovado. Todos os dias recomeçamos a nossa missão, numa concretização esperada pelas demais pessoas. Estamos em teste. A maior prova disso é a incerteza do amanhã e da satisfação daqueles que nos rodeiam.

Lulu Santos diria-nos agora: "Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia..." Se hoje faz sol, amanhã não se sabe... Lance mão do medo. Mude. Crie. Aproveite cada ideia, cada descoberta e perceba que o pequeno espaço que tens para aproveitar é o momento mais necessário em sua vida. Apenas arrisque-se e nada mais!


apenas isso...

By Suk